quinta-feira, 22 de julho de 2010

Exercícios resolvidos de astronomia (Geografia)

01. (UNICENTRO/PR-2009) A Terra executa vários movimentos, dos quais os mais importantes para a vida do homem são o de rotação e o de translação. A opção que contém informações INCORRETAS sobre a Terra e seu posicionamento em relação ao Sol é:
a) afélio corresponde ao afastamento máximo da Terra em relação ao Sol, enquanto periélio é o nome dado ao ponto de aproximação máxima.
b) as regiões de maior longitude apresentam as maiores diferenças entre o dia e a noite nos dias de equinócio.
c) durante o movimento de translação da Terra, há apenas dois dias em que os raios solares ficam em exata posição perpendicular ao Equador; são os equinócios.
d) a distância em graus do Equador aos Trópicos de Câncer e de Capricórnio corresponde à medida de inclinação da Terra em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol.
e) os raios solares incidem perpendicularmente apenas em pontos localizados na zona tropical, o que faz dessa região a zona térmica mais quente da Terra.

02. (UFAL/AL-2009) Sobre o tema Movimentos da Terra, são apresentadas a seguir cinco afirmações. Uma delas, contudo, é incorreta. Assinale-a.
a) O afélio é o momento em que a Terra, em sua órbita em torno do Sol, mais dele se afasta.
b) O desvio dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul é uma das consequências do movimento de rotação.
c) As estações do ano, que são bem marcadas na faixa das latitudes médias, decorrem do movimento de rotação anual, da inclinação do eixo terrestre e da atração gravitacional da Lua.
d) A Terra encontra-se no solstício quando o Sol, em seu movimento aparente anual em torno da Terra, “atinge” o Trópico de Capricórnio ou de Câncer.
e) As correntes marinhas sofrem, em suas trajetórias, influências nítidas do movimento de rotação.

03. (IFPI/PI-2009) Considerando a posição astronômica da Terra em relação ao Sol é possível compreendermos uma série de características ou consequências dos dois principais movimentos realizados pelo nosso planeta: a rotação e a translação. Tomando como base as características e as consequências próprias desses movimentos, associe as duas colunas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa que expressa a associação correta dessas colunas.

COLUNA 1
1 – movimento de rotação
2 – movimento de translação

COLUNA 2
( ) alternância do dia e da noite
( ) ocorrência do afélio e do periélio
( ) ocaso do Sol
( ) diferenciação de horários em função da distribuição dos fusos horários
( ) ocorrência da sazonalidade
( ) o efeito de coriolis

a) 1; 1; 1; 1; 2; 1
b) 1; 2; 2; 1; 2; 1
c) 1; 2; 1; 1; 2; 2
d) 1; 2; 1; 1; 2; 1
e) 1; 1; 2; 1; 2; 1

O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de geografia com o código GEO01. Acesse www.redeeducacional.com.br

Gabarito: 01.b, 02.c, 03.d.

3 comentários: